terça-feira, 17 de abril de 2012

A minha boneca e quilos de magia



Minha boneca de pano e cetim
Que saudades eu tenho daquele pedaço de mim
Que cabelos de ouro que olhos azuis e bochechas de carmim
Minha bonequinha linda de uma beleza sem fim
Quando me lembro de ti sinto-me criança outra vez
A tua lembrança me envolve numa ternura imensa
O teu aroma a baunilha e chocolate,ainda os sinto em mim …aqui hoje, mulher
Minha boneca de chita e brocado, de rendas e tules sem fim
O meu lado mais doce,ainda chama por ti
A medo…em segredo num trocadilho envergonhado
De manhã e à noite a todas as horas enfim…lembro-me de ti... aconteces em mim aqui
Minha mistura de traços de inteligência e feminilidade
Meu coraçãozinho pequeno, mas maior do que o Mundo… de tão humilde e bondoso
Minha bonequinha amiga, tenho saudades do teu sorriso rasgado,desenhado por mim.


Certo dia, decidi apresentar-te ás minhas amigas da escola, para que pudessem apreciar a tua beleza, vesti-te o teu melhor vestido, penteei-te o cabelo liso e sedoso e coloquei-lhe uma fita cor-de-rosa…levavas vestido o casaco branco de malha que a avó te fizera e as pantufas a condizer…estava um frio de rachar, meti-te na mala e lá fomos nós á descoberta  do cheiro a giz e de risos e choros de crianças.Ao chegarmos,deparaste-te com tamanha confusão, que me pareceu que te escondias assustada, bem no cantinho da minha mala.Tantas crianças diferentes,deves ter pensado,tantos corpinhos ora franzinos ou mais gordinhos.”diferentes” de mim…a tua amiguinha predileta.Olhitos negros e meigos,claros e traquinas,cabelinhos lisos ou carapinhas engraçadas.Crianças muitas e alegres,vivas e predispostas a crescer depressa.
Assististe a tudo atenta,incrédula...conversas,brincadeiras,choros,gritos e sonhos nos seus olhares. Procuras-te entender as suas capacidades, a sua raça o seu género, entre os materiais escolares encontraste  inspiração para brincadeiras nossas,novas e historias que ansiavas viver. Compreendes-te que ter um corpo de boneca está associado a um conjunto de mitos e ideias,e discursos estudados por adultos, cujas infâncias se perderam em vão num espaço inadequado e “pobre”.
Eras  a mais linda de todas as bonecas de pano…a minha princesa.
Nem nas lojas de brinquedos ou museus da especialidade existirá outra igual.
Tudo em ti respirava fantasia,encanto, autenticidade relativa própria de ti e de mim,de nós.
Multiplicados por todos os momentos e sonhos que vivemos juntas…quilos de magia.
Dezenas de bonecas eu vi, mas como tu…só tu… apenas tu, igual a ti própria, única .
Transportaste-me em criança para uma vida diferente de miminhos e doçuras. Loucuras diria também.
Vivi um mundo colorido, digno e propicio a um desenvolvimento especial e harmonioso. Fomos em conjunto com as outras “irmãzinhas”...as tuas, muito felizes. Juntas aprendemos e crescemos, desfrutando de fantásticas aventuras.Guardo desses tempos, lições de Vida e memorias de uma amiga que me ensinou muito, do que hoje sei, da melhor maneira que se pode adquirir conhecimentos verdadeiros,espontâneos,sinceros… a brincar…Contigo descobri a verdadeira amizade, e descobri também que é possível transformar uma menina indefesa e pura, numa mulher forte, e numa mãe  determinada e verdadeira.Contigo e com as recordações de ti. aprendi a ser,a estar e a amar.



Minha boneca de pano e cetim, podes por favor voltar para mim…perdi-te e não percebi a razão
Nem o porquê do "não"
Queria tanto apresentar-te amigos novos…
Se conseguires volta… espero-te na criança que vive em mim.
.

9 comentários:

  1. Uma boneca, um carrinho ou algum item que amamos na infância sempre fica guardado na memória. Ao ler suas palavras me lembrei do meu álbum tão adorado de figurinhas.

    Beijos e boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito!!!‎*.* ♥♥♥ As memórias os segredos e as ternuras por algo ou alguém são sempre uma razão para deitar cá para fora o que sentimos,e a Carlinda é das pessoas que leio,das que melhor faz isso.Só pode ter tido uma infância de uma extrema beleza.e que por um ou outro motivo a marcou para a vida adulta. Hoje em dia deve ser com certeza uma excelente amiga e um ser humano invejável.Parabéns pela história da sua boneca.
    Sara*

    ResponderEliminar
  3. Este texto fez-me voltar à infância e recordar uma boneca minúscula que eu adorava. A cabeça era maior que o corpo, mas para mim não havia outra igual. Nem sei porquê. Bons tempos:)

    ResponderEliminar
  4. Bonecas sonhos e capacidade de transporte para o mundo real.
    Parabéns e que mais quer que lhe diga...é maravilhosa a sua capacidade de desta maneira suave nos elevar a emoção.Humberto

    ResponderEliminar
  5. A carlinda é uma boneca e tenho a certeza que quem lhe dá vida também!Força e apareça o sol espera por si e nós pelas suas historias.Sandra Faleiro

    ResponderEliminar
  6. As recordações boas ou más que recordamos da infância,são realmente uma das mais valias que levamos para a vida e as "nossas" amiguinhas bonecas partilham connosco todos esses momentos. Eu também tive uma assim, não era de pano e cetim mas de cartão, era linda loura e de olhos azuis, acompanhou-me durante muito tempo. Um dia quis dar-lhe banho, e então... chorei, chorei muito, tinha muitas outras bonecas, mas nunca mais nenhuma a conseguiu substituir, essa foi a minha "primeira perda", infelizmente mais tarde a vida se foi encarregando de me tirar outras coisas, mas não desisto, porque o que ganho todos os dias com pequenos afetos e amizade supera o que vou perdendo!! Portanto "tu" minha amiga "boneca" fica aí, não desapareças e continua a escrever como o fazes, dando-nos alento e esperança!! Um beijo mj

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo comentário :)
    Adorei o teu texto remete imensamente à infância ...saudades
    Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Adorei, esta lindo o texto, super nostalgico!



    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/04/baby-its-cold-outside.html

    ResponderEliminar
  9. Como sempre consegues nos levar aos mais belos tempos das nossas vidas e consegues dar vida a muitas BONECAS e que mesmo por poucos .momentos as faças sentir felizes.Obrigado Carlinda bj

    ResponderEliminar